quarta-feira, 25 de maio de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS DO PONTO CRUZ...

Já que o assunto anda girando em torno do bordado em ponto de cruz, acho importante comentar sobre os critérios usados normalmente num julgamento de um trabalho bordado. Sempre se procura o trabalho mais perfeito e uma coisa é certa: o mais bonito é sempre o mais bem bordado, o mais perfeito mesmo.
Anteriormente falei sobre o que é considerado um ponto cruz perfeito e, se é isso o que procuramos ao julgar um trabalho, precisaremos nos repetir um pouco.
De uma maneira geral, os dez mandamentos observados num trabalho são:
1) Todos os pontos na mesma direção. Uma maneira boa de exemplificar isso é imaginar uma calça de veludo. Este tecido tem "sentido", de maneira que, se você costurar uma perna num sentido e a outra no outro sentido, facilmente observará esta diferença;

2) A tensão dos pontos uniforme, nem apertados demais nem frouxos demais, simplesmente perfeito! (Fácil, não?) Cuidado, que muitas vezes a agulha utilizada é muito larga em relação ao tecido e tem-se a ideia de que é o ponto que está apertado, mas na verdade é a agulha que alargou o tamanho do "buraquinho";

3) Os pontos bem alinhados, penteados e não torcidos ou enrolados. Os fios devem estar bem paralelos uns aos outros, dando um aspecto uniforme ao trabalho. É importante que o número de fios utilizados seja proporcional à tela (tecido) usado;

4) Linha bem arrematadas e sem criar sombras, evidenciando que foram puxadas de um canto para o outro;

5) O trabalho bem centralizado em relação à peça bordada.

6) Os outros pontos utilizados, como o nó francês, o ponto margarida, bainhas abertas, etc, devem estar bem feitos e harmonizando o bordado como um todo;

7) O trabalho deve estar limpo, bem lavado e bem engomado;

8) A apresentação do trabalho deve valorizar o bordado. Isso significa uma moldura bem colocada, um bico de crochê bem escolhido para a toalha, etc.;

9) Quando a peça tiver o avesso visível, este deve estar limpo e perfeito, com todos os pontinhos na vertical;

10) Uma aparência final bonita, fina e que se pareça uma pintura, como se estivesse estampada no tecido e não "sobre" o tecido como uma aplicação.

Mas, tão importante quanto estas técnicas, são realmente o prazer de bordar.
Bons bordados e mãos à obra!

terça-feira, 24 de maio de 2011

LINHAS CRUZADAS...

O que é o ponto de cruz perfeito? E esse tal de avesso perfeito?

Muitas de nós achamos que o nosso bordado pode melhorar muito e outras acham que não têm mais o que aprender!
Vamos então colocar as "cruzes no seus devidos lugares" e esclarecer essas dúvidas comum a todas nós.

1) O ponto de cruz deve parecer uma pintura sobre a tela bordada, não importando se você escolheu o linho, o cânhamo ou a etamine comum. Em hipótese nenhuma deverá parecer uma aplicação sobre essa tela com aspecto "gordo".

2) Todos os ponto devem estar cruzados na mesma direção. Isso significa que a diagonal que cruz por cima da primeira, deverá estar na mesma direção. Este talvez seja o aspecto mais importante do ponto de cruz e infelizmente o erro mais comum.
Com a preocupação do avesso perfeito esquecemos a frente e cruzamos ora num sentido (da direita para a esquerda - o mais correto) ora no outro sentido (da esquerda para a direita) prejudicando o resultado final do nosso bordado.
3) A tensão dos pontos deverá ser sempre uniforme: nem frouxa e nem apertada demais, simplesmente PERFEITA.

4) Fios não torcidos. A linha não deverá ficar torcida ao fazermos o ponto de cruz, a beleza do trabalho está na boa aparência desses pontos com os fios paralelos uns aos outros.

5) Sem linhas carregadas de um canto para o outro no avesso ou linhas mal cortadas. Observe que mesmo sendo um quadro ou almofada onde não podemos ver o avesso, a sombra desses defeitos pela frente, prejudica o resultado final do bordado.

6) Se por acaso seu bordado não se "encaixar" nos itens acima, não se preocupe! O que vale mesmo é o prazer. O prazer de cruzar aquelas linhas coloridas e ver surgir dos fios e riscos sobre um "pedaço de pano" aquela maravilha...que é a sua obra prima!

Aproveite e bons bordados.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MINHA PRIMEIRA MÁQUINA DE COSTURA...

No dia 24 de abril de 2011 (Domingo de Páscoa), ganhei da tia Selma uma máquina de costura da marca Singer. Na verdade a vontade de ter uma máquina já era antiga, esta passou por uma “revisão” e hoje é elétrica.
Comecei a costurar para fazer uns mimos de presente, hoje tenho algumas encomendas de porta trecos, estojos, sacolas e bolsas...
Tento dar conta do recado e às vezes me arrisco a testar novas peças.
ADORO minha máquina... apesar de eu ter poucos conhecimentos em costuras, ela atende perfeitamente minhas necessidades e por ser de fácil manuseio (consigo costurar sem saber como fazer – pura diversão).

Ponto Cruz - Como inverter um motivo...

Três maneiras de inverter um motivo:

1) - Coloque por trás do risco uma folha de papel sulfite e, sob ela, papel-carbono com a parte de tinta virada para cima. Reforce os sinais com um lápis de ponta fina. O novo gráfico ficará impresso no papel sulfite.

2) Tire cópia xerox do risco em papel vegetal e use-a pelo avesso.

3) Coloque um espelho junto ao risco, formando um ângulo de 45 graus e acompanhe o risco pelo espelho. Use esse mesmo procedimento para fazer cantoneiras.