terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PATCHWORK - ARTE EM RETALHOS...


Crédito da foto: http://houseandhome.com/blogs/house-home-daily/patchwork-quilts

A Palavra Patchwork em Inglês significa “trabalho com retalhos”. É uma técnica que une tecidos para criar peças com uma infinidade de desenhos, formatos e cores.
O Patchwork é considerado um trabalho artístico devido à beleza das peças que representam idéias e emoções utilizando retalhos para fazer almofadas, colchas, bolsas, manta de sofá, painéis de parede, entre outros acessórios.
A escolha de um bom tecido é algo muito importante no momento da criação das peças. O ideal é utilizar os tecidos 100% algodão pela facilidade de manuseio. Pode usar um tecido estampado, liso, listrado, xadrez, floral, tudo depende do resultado final que você quer obter. Já o material utilizado nessa arte, são as ferramentas próprias para costura como tesoura para tecido, linhas, agulhas, fita métrica, máquina de costura, entre outros, além é claro das ferramentas específicas disponíveis no mercado para o patchwork.
A cor é um elemento essencial ao iniciar sua peça, pois é importante verificar a tonalidade que a cor de um tecido pode adquirir em contraste com outros.
O Patchwork é indicado tanto para aqueles que desejam se dedicar apenas como um hobby, quanto aos que querem transformar esse artesanato numa fonte de renda, pois é uma arte muito reconhecida no mercado. O investimento inicial é baixo e o retorno satisfatório.
O interessante é que com algumas técnicas básicas e muita imaginação, você pode criar lindas peças como essas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário