Eventos


Lançamento do Livro "20 Passos para a Paz Interior" - Belo Horizonte-MG




















Descrição:
Lançamento do Livro 20 Passos para a Paz Interior com Dedicatórias (Belo Horizonte)
Hora: 16h as 17h - Recebimento Placa Honra ao Mérito pelo lançamento do livro.
Hora: 17h as 20h – Dedicatórias.
Local: Plenário da Câmara Municipal - Rua dos Andradas, 3100 - Santa Efigênia - Belo Horizonte-MG
Data e Hora: 10/04/2011, às 16h

Entre os 20 passos sugeridos pelo autor estão temas como “Fortalecer a fé”, “Buscar a maturidade”, “Exercitar a oração como diálogo”, “Ser um eterno aprendiz”, “Cultivar um coração amoroso”, “Formar corretamente a consciência”, “Superar as crises da alma”, “Purificar a fé”, “Perdoar sempre”, “Trabalhar pela cura interior”, “Vencer os medos”, “Desapegar-se dos bens materiais” e “Ser feliz a cada etapa da vida, inclusive na última”.

Como esta nova obra, padre Reginaldo Manzotti dá continuidade ao seu trabalho de fazer os leitores refletirem sobre as questões mais agudas que afligem tanto as famílias quanto as pessoas individualmente. Reunindo o que o autor vem aprendendo diariamente com seus seguidores em quase duas décadas de sacerdócio, 20 passos para a paz interior orienta as pessoas no caminho espiritual que leva a um estado de satisfação. “Não consigo aceitar que alguém deixe de buscar a paz interior porque sofreu algumas perdas no caminho, sinta-se fraco ou esteja trilhando um caminho errado”, escreve padre Reginaldo. “Sempre é tempo de retomar a direção de nossa vida.”

Título: 20 passos para a paz interior

Autor: Pe. Reginaldo Manzotti

Editora: Agir
Número de páginas: 272



 XXII Feira Nacional de Artesanato - Belo Horizonte / MG - Novembro-2010
Oficina: TECELAGEM ARTESANAL / TEAR MINEIRO

Coordenação: Júlio César de Campos

Tecelagem Artesanal - Tear Mineiro

Aspectos Históricos.
O homem tece desde tempos imemoriais. Inicialmente o homem cobria o seu corpo com fibras, vegetais e peles de animais, descobrindo depois, através da observação, a estrutura do tecido: trama e urdume. A partir daí, iniciou-se o processo de criação pelo homem, utilizando-se de urdume. A partir daí, iniciou-se o processo de criação pelo homem, utilizando-se de fibras da natureza, pêlos de animais e fibras surgidas através da química. O tecido então passou a fazer parte da sua vida, como divisórias de ambientes (origem das tendas), objeto de culto e elemento decorativo.
A arte da tecelagem inicialmente era um trabalho manual e de demorada execução. No século XVI houve uma transformação radical com o aparecimento do tear mecânico.
Nos tempos coloniais era praticada nas casas, executando-se panos e redes.
Atribui-se aos padres da Companhia de Jesus a implantação dos primeiros teares.
As Antigas técnicas têxteis, usadas pelos portugueses na época da colonização influenciam algumas regiões de Minas Gerais.
Nosso processo histórico, no entanto, levou-nos a uma ruptura um tanto repentina, no momento em que D.João VI abriu os portos para os ingleses (1.785) e estes, em favor das máquinas têxteis da industrialização, mandaram queimar todos os teares manuais que existiam, principalmente nas regiões litorâneas. No interior, em razão da distância, a tecelagem manual foi preservada e até hoje encontram-se teares com as mesmas características.
Definições básicas:
TEAR - Aparelho destinado a produzir tecidos.
URDUME OU URDIDURA - Conjunto de fios tensos, parelelos, estendidos, que determinam o comprimento e a largura do tecido.
TRAMA - Conjunto de fios que se entrecruzam perpendicularmente à urdidura. Passa alternadamente por cima e por baixo dos fios da urdidura.
TECELAGEM - Tecido de relação entre urdidura e trama.
FIO - Fibra extraída de plantas têxteis ou composição química.
TECIDO - Algo que se teceu ou entreteceu, urdido, preparado, combinado.
FIBRAS TÊXTEIS  - NATURAIS
  • Fonte Vegetal: São mais de 8.000 espécies de plantas que fornecem fibras têxteis, que podem ser extraídas da semente do algodão. Caule de juta, linho, cânhamo, das folhas de sisal, ráfia, piaçava do coco, da bananeira ou de raízes.
  • Fonte Animal: Lã de carneiro, camelo, cabra, coelho, Ihama, vicunha, alpaca, seda (casulo) e outros.
  • Fonte Mineral: Fios de metal, amianto, asbesto.
TECELAGEM ARTESANAL: Tearos - Cumus - Produtos











MINHA PARTICIPAÇÃO NESTA OFICINA COM A INSTRUTORA D. GERALDA
Eu trabalho com artesanato há alguns anos e sempre acompanho a feira, mas ainda não havia participado dessa oficina. Este ano, decidi que participaria, assim aprendi um pouco sobre o Tear Mineiro, apreciem a história e sinta-se a vontade em deixar seu comentário. Para mim o nome desta experiência foi tecendo qualidade de vida.

Abraços fraternos,