terça-feira, 24 de maio de 2011

LINHAS CRUZADAS...

O que é o ponto de cruz perfeito? E esse tal de avesso perfeito?

Muitas de nós achamos que o nosso bordado pode melhorar muito e outras acham que não têm mais o que aprender!
Vamos então colocar as "cruzes no seus devidos lugares" e esclarecer essas dúvidas comum a todas nós.

1) O ponto de cruz deve parecer uma pintura sobre a tela bordada, não importando se você escolheu o linho, o cânhamo ou a etamine comum. Em hipótese nenhuma deverá parecer uma aplicação sobre essa tela com aspecto "gordo".

2) Todos os ponto devem estar cruzados na mesma direção. Isso significa que a diagonal que cruz por cima da primeira, deverá estar na mesma direção. Este talvez seja o aspecto mais importante do ponto de cruz e infelizmente o erro mais comum.
Com a preocupação do avesso perfeito esquecemos a frente e cruzamos ora num sentido (da direita para a esquerda - o mais correto) ora no outro sentido (da esquerda para a direita) prejudicando o resultado final do nosso bordado.
3) A tensão dos pontos deverá ser sempre uniforme: nem frouxa e nem apertada demais, simplesmente PERFEITA.

4) Fios não torcidos. A linha não deverá ficar torcida ao fazermos o ponto de cruz, a beleza do trabalho está na boa aparência desses pontos com os fios paralelos uns aos outros.

5) Sem linhas carregadas de um canto para o outro no avesso ou linhas mal cortadas. Observe que mesmo sendo um quadro ou almofada onde não podemos ver o avesso, a sombra desses defeitos pela frente, prejudica o resultado final do bordado.

6) Se por acaso seu bordado não se "encaixar" nos itens acima, não se preocupe! O que vale mesmo é o prazer. O prazer de cruzar aquelas linhas coloridas e ver surgir dos fios e riscos sobre um "pedaço de pano" aquela maravilha...que é a sua obra prima!

Aproveite e bons bordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário