quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Saiba como ter um Natal mais sustentável...

Natal está chegando e o CicloVivo dá dicas de como ter um Natal sustentável desde a decoração até ceia. Com pequenas atitudes você pode aproveitar o que tem, evitar desperdícios e poupar o meio ambiente.

Para a decoração de sua casa, dê preferência às árvores naturais, com raízes para que possam ser replantadas. No caso de árvores de plástico, escolha aquelas feitas com PET, deste modo você mesmo pode construir sua própria árvore e ainda reutilizar materiais que iriam para o lixo. 

As árvores artificiais são, em sua maioria, feitas de plásticos ou vinil e geralmente contém chumbo em sua composição. Isso significa que, além de usar petróleo e gastar energia em sua produção, ela é muito poluidora. 

Para decorar sua árvore reaproveite os enfeites de natal antigos. Se a opção for por comprar novos, escolha os artesanais ou aqueles que são feitos com materiais recicláveis. Outra boa opção é fabricar os próprios enfeites, reaproveitando os materiais que seriam descartados. O CicloVivo deu diversas dicas de como colocar a criatividade e a sustentabilidade em prática. Quase tudo pode ser transformado, as garrafas PET podem virar árvores, sino e guirlanda de natal, CDs e revistas velhas se transformam itens decorativos, papelão e lâmpadas criam renas, entre outros. 

Para a iluminação de sua casa e sua árvore, escolha as lâmpadas de baixo consumo como as de LED, por exemplo, e apague-as antes de dormir. Você também pode decorar alguns ambientes usando velas ecológicas em substituição à feita de parafina que é derivada do petróleo. As velas ecológicas são feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e são muito mais baratas que as tradicionais. 

Os cartões de natal também podem ser feitos com papéis reciclados. Reaproveite caixas para presentear ou coloque os presentes em sacolas artesanais feitas com tetra pak e filtros de café usados, ensinadas pelo CicloVivo. Na compra, fique atento ao excesso de embalagem. Se quiser aproveitar uma camiseta velha, faça uma ecobag, assim você presenteará a pessoa duas vezes, ou apenas enfeite o presente com um laço e dispense 100% da embalagem.

O presente das crianças pode ser feito a base de trocas. Uma criança troca um brinquedo que ela já não usa mais com outra criança. Assim são evitados os gastos desnecessários. Para os adultos, a dica é fazer uma reunião, como uma tarde no brechó. Cada um leva algumas peças de roupas que não usa mais e troca com uma amiga; renovando seu guarda roupa. Outra boa opção é presentear com vasos de plantas, biscoitos e bolos caseiros. 

Lembre-se de separar algum brinquedo - evite os que usam pilhas -, roupas e alimentos para doar para alguma instituição. 

No caso de fazer compras dê preferência para o comércio local, perto de sua casa ou trabalho e vá a pé, se possível, ou de carona. Assim você emite menos gás carbônico e causa menor impacto ambiental. Use a imaginação na escolha, uma sugestão são os presentes alternativos que você mesmo pode fazer ou produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor. Assim é possível apoiar a geração de renda em comunidades e respeitar a diversidade regional brasileira. Escolha produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente e que sejam socialmente responsáveis. 

Para o cardápio de ceia a palavra de ordem é planejamento. As compras que já são pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios. Se não for possível adotar um cardápio vegetariano, substitua um ou outro prato ou ingrediente. Sirva aos convidados, frutas tropicais e secas em potes de vidro ou transparentes, que podem ser aproveitados também na decoração. 

Opte por produtos orgânicos cultivados em sua região. Eles são mais saborosos, saudáveis e livres de agrotóxicos e você ainda ajuda o comércio local e os pequenos agricultores. As frutas muito maduras podem ser usadas para fazer geléia, compotas ou recheios de bolos e tortas. 

Sirva a ceia em pratos e copos de porcelana ou vidro e evite os materiais descartáveis, inclusive os guardanapos, que podem ser de pano. Não se esqueça de separar em uma garrafa PET o óleo usado no preparo da comida e encaminhar à coleta seletiva todos os utensílios descartados, como latas, garrafas, pacotes e embrulhos.

Na hora de lavar a louça evite desperdício. Deixe os utensílios de molho em uma bacia com um pouco de detergente biodegradável, isso irá facilitar o trabalho e economizará água. 

Essas são algumas dicas que o CicloVivo dá para que natal seja mais responsável e sustentável. É valido lembrar que não existe a real necessidade de dar presentes materiais. Natal é tempo de comemorar e estar em família, unindo laços e compartilhando amor. 

Boas Festas!
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1647/saiba_como_ter_um_natal_mais_sustentavel/ 
Com informações da Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário